AUDITORIAS
Auditoria em uma edificação é o atestamento, ou não, da conformidade de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.
Mecanismo importante da Engenharia Diagnóstica, as auditorias nas edificações permitem revelar desde pequenos desvios de desempenho, decorrentes do uso inadequado de material ou mão de obra, até a perda da qualidade do produto acabado, provocada por não conformidade de insumos originalmente projetados.
O procedimento adotado pela KTZ Engenharia é de se atestar, pois visa a checar se a condição edilícia em questão está conforme, ou não, ao padrão estabelecido em contrato, norma técnica ou legislação.
Auditoria do Contrato de Empreitada
Atestamento da conformidade das condições técnicas atreladas diretamente à construção, em especial às especificações que determinam a qualidade e quantidade dos materiais empregados na obra ou as condições admissíveis para acréscimo de prazo.
Nos aspectos qualitativos, são analisados o tipo e a marca do material empregado ou ainda o desempenho do produto final. Nos aspectos quantitativos, mensura-se o consumo ou aplicação de material na obra.
Auditoria de Projetos
É usualmente recomendada quando se deseja avaliar responsabilidades ou encontrar as causas técnicas para as anomalias construtivas.
Dependendo da complexidade da ocorrência em averiguação, pode vir a requerer revisões das hipóteses de cálculos e das normas técnicas empregadas, além de atestar as exigências técnicas legais provenientes dos Códigos de Obras e legislações em vigência nos locais de implantação da obra.
Auditoria de Manutenção
É requerida principalmente em razão da prática inadequada dessa atividade, do que pela ausência deliberada de um procedimento adequado de manutenção.
Os procedimentos básicos para auditoria devem considerar a verificação da correção dos processos de manutenção, o atestamento da implantação dos processos e da periodicidade planejada, a verificação da produtividade individual e da equipe, gestão dos estoques, política de contratação dos terceirizados, assim como atestar a existência de fichas de controle ou laudos de inspeção.
Auditoria de Desempenho
A auditoria de desempenho edilício consiste na avaliação técnica do edifício ou de sistemas construtivos e sua comparação aos índices estabelecidos na norma.
Os critérios de avaliação de desempenho dos sistemas são variados, estando alguns estabelecidos em normas técnicas prescritivas, além de importantes propriedades físicas, cujos índices de medição estabelecidos na própria norma de desempenho onde a confrontação dos índices obtidos e aqueles determinados na norma resultarão em conformidade ou não.
Auditoria de Gestão Ambiental
A auditoria de gestão ambiental possui diversas finalidades, dentre as quais a certificação das indústrias e empreendimentos, a mensuração do impacto ambiental e da gestão de resíduos, a avaliação da contaminação dos solos, a avaliação de risco e o atestamento do cumprimento das exgencias impostas pelos seguros ambientais, a apuração das causas pós acidente e outras originadas pela possibilidade de contágio do meio ambiente.
Auditoria de Entrega e Recebimento de Materiais
A auditoria de entrega e recebimento de materiais pode evitar atrasos no cronograma de obras, evitar o desvio de materiais, evitar a aceitação de produtos com especificações contrárias aos memoriais descritivos ou até evitar o recebimento em quantidade inferior ao adquirido, condições que trazem prejuízos ao empreendimento.
Devem ser analisados aspectos técnicos e interpessoais, que possam resultar em situações favoráveis a compras inadequadas ou eventuais procedimentos ilícitos.
Auditoria dos Processos Técnicos Executivos
Usualmente encarregada de atribuir responsabilidades ou descobrir as não conformidades para as anomalias construtivas e atestar a conformidade ou não dos procedimentos operacionais nas construções civis.
Ocorre posteriormente à execução da construção ou imediatamente após alguma específica etapa construtiva em atestamento, a sua atuação poderá ainda exigir testes ou ensaios.